segunda-feira, 30 de maio de 2011

Princípios políticos e outras bobagens nas administrações Cariocas

Não faz muito tempo que o ex-prefeito Cesar Maia tentou em vão trazer o Museu Guggenhein para o Rio de Janeiro. Na época a opinião pública inflou-se contra o empreendimento no cais da Praça Quinze. E o projeto foi arquivado.Que desperdício!
Para onde foi esta nova sede da franquia milhonária eu não sei. O fato é que agora em Santiago de Compostela o desconstrutivista Peter Eisenman projetou a Cidade da Cultura, que ainda não completo, já recebeu mais de 50 mil visitantes em um mês de funcionamento. E a obra ainda vai levar alguns meses para ficar pronta. Numa cidade famosa por suas rotas religiosas, espera-se obter o mesmo fenômeno de Bilbao - uma cidade industrial sem nenhum charme - que virou ponto obrigatorio graças ao trabalho de Frank Ghery.
Qual teria sido o retorno de turismo para a cidade do Rio de Janeiro tendo um museu que compartilha coleções de mostras anuais com outras sedes em Nova Iorque e Bilbao? O museu seria instalado bem próximo ao caís cheio de transatlânticos.
Não sou contra o projeto do Santiago Calatrava para o Museu do Amanhã. Mas eu preferia o museu de ontem. O projeto do Jean Nouvel não tinha o mesmo apelo plástico do trabalho do Espanhol, mas neste caso, o forte seriam as exposições.

Nenhum comentário: