quinta-feira, 2 de junho de 2011

Traços de Proto-Modernismos em Minas Gerais. Um ensaio fotográfico sobre art deco em Juiz de Fora

O Período entre guerras proporcionou um fenômeno ímpar na produção arquitetônica Brasileira.

No velho continente a vida era refeita e racionada. Obras de grande vulto tinham de esperar em função da reconstrução. Do outro lado do atlântico vivian-se outros tempos.

Nas Américas a estabilidade política e econômica permitiu florescer a maior expressão do ART DECO. Em nenhum outro lugar este estilo foi tão bem difundido, em escala tão monumental e em variações tão ricas. Em locais como o Rio de Janeiro ,Miami e Los Angeles a transição do classiscismo ecletizante academicista para o modernismo se deu de maneira mais lenta. O Governo Vargas construiu o ministério da Guerra , a central do Brasil e o ministério do trabalho como os mais marcantes e belos exemplos da opulência facista dominadora. No velho continente ,a preucupação era de se racionalizar ao máximo as construções ,em função da nescessidade de se acelerar o restauro das cidades, e maximizar a produção de novas moradias.

No início do século XX a cidade de Juiz de Fora desfrutou de acelerado processo de evolução urbana, graças a instalação de seu parque industrial. A Rua Halfeld (em homenagem ao seu fundador) hoje é como um tour por belos exemplos de um período riquíssimo de nossa história, que merece ser preservado.

Em terras cariocas as construções da mesma época, embora em maior quantidade, infelizmente não foram tão preservadas como deveriam. Demolições, alterações de uso – cinemas como o Metro que foram demolidos e outros se transformando em igrejas – de certa forma apagaram a memória de nossa urbe.

Nos dias de hoje, a maior autoridade do art deco no Brasil, Marcio Alves Roiter , realiza um nobre trabalho na conservação e difusão do mais elegante padrão arquitetônico já executado na cidade maravilhosa.

Tirando os belíssimos exemplos no bairro de Copacabana e do Flamengo, o resto, se já não foi demolido, está totalmente descaracterizado.Uma lástima.

Como arquiteto amante do movimento moderno, não compreendo o crime da exploração imobiliária carioca.









Links interessantes:
Site do Instituto de Art Deco do Brasil

Nenhum comentário: